Ferramentas de Seleção

As informações genéticas nada mais são do que elementos para definições estratégicas

As informações genéticas nada mais são do que elementos para definições estratégicas para promover melhorias produtivas na população, estas decisões que restringem ou potencializam o potencial reprodutivo dos indivíduos denominamos Seleção. É muito importante considerarmos que o resultado econômico de uma exploração pecuária não decorre simplesmente de uma única característica, o desafio no processo de seleção é equilibrar um conjunto de características produtivas considerando suas correlações, sinérgicas e ou antagônicas, assim nos parece mais seguro e eficiente a utilização dos Índices de Seleção, indicadores matemáticos que ponderam diferentes características, harmonizadas para um sentido de seleção, considerando seus efeitos diretos e indiretos. São ferramentas robustas que reúnem elementos importantes para o avanço genético da população selecionada.

“Single trait selection will destroy you”. Hunsley 2005

ÍNDICES DE SELEÇÃO

ICIAgen

Descrição
Índice final de seleção,  calculado com base nos DEPhs genômicos ou IPP calculada, no caso de novilhas, visando maior ênfase com precocidade sexual.

Ponderação
ICIAGen = 2,9% PN + 11,75% GND + 2,9% CD + 5,9% PD + 25% GPD + 5,9%CS + 11,8% PS + 10,3% MS + 4,4% TEMP + 13,25% IPP

Diferenciais/Aplicações
Proporciona uma visão holística dos propósitos de seleção, contempla em diferentes etapas da produção, busca a harmonização entre as características sempre priorizando o conjunto mais completo e equilibrado. Considera características produtivas, funcionais e muito conhecimento acumulado ao longo de 20 anos de desenvolvimento contínuo, através de gatilhos harmônicos e penalizações quadráticas. 

IDESM

Descrição
Índice de seleção à desmama utilizado na Cia de Melhoramento.

Ponderação
IDESM = 36% GND + 18% CD + 23% PD + 23% MD

Diferenciais/Aplicações
Avalia a performance de nossas matrizes e produtos à desmama, identificando o melhor conjunto de crescimento e qualidade de carcaça, aplica penalizações quadráticas e oferece informações valiosas para a seleção maternal de nossas matrizes e fêmeas para reposição. Aplica-se para a melhoria direta da qualidade de bezerros à desmama.

RMAT

Descrição
Retorno maternal. Índice de seleção para eficiência produtiva de fêmeas. Estimativa de retorno em kg de peso vivo/matriz/ano, contempla precocidade sexual, permanência produtiva, produtiva materna e custo de mantença.

Diferenciais/Aplicações
O Retorno Maternal é um índice que converte em quilos de bezerro os diferenciais produtivos das filhas de um reprodutor quando as mesmas são exploradas no sistema de cria. Como se fosse uma equação de resultado considerando a precocidade sexual, através da idade ao primeiro parto, a permanência produtiva da mesma através da sua reconcepção quando primípara, considerando sua performance reprodutiva quando fêmea jovem, a qualidade e peso do seu bezerro através do índice de desmama e o custo de manutenção, através do peso vivo estimado da matriz, enfim uma equação bio-econômica que avalia diversos e importantes aspectos da atividade de cria.

IFRIG

Descrição
Índice frigorífico. Visa auxiliar a identificar animais com potencial genético para incrementar qualidade e rendimento de carcaça e qualidade de carne, sem promover incremento em peso adulto e exigências nutricionais.

Ponderação
IFRIG = 9% PCQ + 11% AOL + 21% RC +11% EGS + 8% MAC + 3% MAR +8 % GPD + 1% CS + 9% PS+ 9%MS + 10% PV

Diferenciais/Aplicações
O índice Frigorífico fornece informações qualitativas e quantitativas das carcaças produzidas pela progênie de um determinado reprodutor, levando em consideração o resultado direto de cada animal no frigorífico, considerando também aspectos funcionais como peso adulto e composição de peso.

Qualitativas
Área de olho de lombo, Cobertura de gordura (Contrá filé), Maciez de carne e Marmoreio.

Funcionais
Peso adulto de vacas, Ganho pós desmama e C.P.M. ao sobreano.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS FERRAMENTAS DE SELEÇÃO

Na prova gráfica as barras orientadas à direita indicam que o animal é superior geneticamente para aquela determinada característica ou índice, já as barras orientadas para a esquerda indicam a inferioridade genética para aquela característica ou índice.
Na imagem podemos visualizar a distribuição normal com média zero e desvio padrão 1 de uma população e os percentuais de animais em cada faixa. Por exemplo, os animais superiores em até 2 desvios padrão para determinada característica/índice representam 13,59% da população avaliada, já os animais superiores a 3 desvios representam apenas 0,13% da população. Na pratica, podemos falar que um animal com a barra representando uma superioridade de 2 desvios encontra-se entre os top 13,59% daquela população, já os animais ainda mais superiores geneticamente, com mais de 3 desvios, encontram-se entre os top 0,13% da população.

APLICAÇÕES PRÁTICAS

Como escolher a melhor genética para o seu rebanho?

Sistema de Produção
O sucesso da escolha do reprodutor passa pela compreensão do sistema de produção, conhecer e respeitar os limites ambientais da sua fazenda representa uma enorme possibilidade de ganho, através do melhor ajuste da genética ao seu ambiente.

Objetivos
Reconhecer quais são os gargalos do seu rebanho acelera o retorno dos investimentos, identificando objetivamente os pontos a serem melhorados, podemos buscar com precisão que tipo de reprodutor melhor atende suas necessidades.

Uma maneira prática para a eleição dos reprodutores é através desta tabela onde estão dispostos os sistemas de produção e a atividade praticada no rebanho, no quadrante relativo ao seu rebanho, encontra-se nossa sugestão de reprodutor ideal, considerando índice mais adequado, biótipo ideal e características reprodutivas importantes:

Contato

Cia de Melhoramentos © 2021 Todos os Direitos Reservados

Como se associar

1.  Preencha o formulário ao lado, em até 2 dias você receberá um telefonema de um técnico da CIA para agendar uma visita à sua fazenda.

2.  Em seguida, você receberá uma ficha Proposta de Associação e nosso Estatuto.

3.  Preencha e assine a ficha de inscrição, envie uma cópia para o mesmo e-mail do item 1 e poste o original assinado pelo correio o endereço indicado na proposta.

4.  Em até 2 dias você receberá a confirmação da aprovação de sua proposta e instruções para agendamento das primeiras visitas de avaliação.

Animais certificados cia

Finalizada a avaliação genética da safra, os animais localizados entre os melhores indivíduos da população avaliada (TOP 20%), para um conjunto de características produtivas e funcionais, organizadas matematicamente na forma de Índice de seleção (ICIAgen).

Após atenderem ao crivo genético, à inspeção funcional e ao padrão racial os animais recebem o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), documento que atesta a superioridade genética destes indivíduos, outorgado meritocraticamente aos melhores indivíduos de cada safra. Este certificado proporciona isenção fiscal na comercialização destes animais (ICMS), bem como os habilita ao financiamento público ou privado.